sábado, 4 de julho de 2009

Minha luta : Respeito pela Odontologia.Cuidados após Exodontia ou Extração

Criado em Ter, 12/05/2009 23h58
Por Eliana Mara Reis
www.vilamulher.terra.com.br/comunidade/perfil/elly/72559/

Hoje, dia 12/5/2009 , eu fiquei realmente triste! Não costumo assistir televisão, salvo pouquíssimas coisas, hoje a Bia me chamou pra ver uma cena do personagem que é dentista no programa TOMA LÁ, DÁ CÁ da Rede Globo de Televisão ,fui ver somente para me sentir triste e revoltada. Que cena deprimente , que falta de respeito por uma profissão digna como a Odontologia, que falta de senso moral, simplesmente, em uma brincadeira , medonha, denegrir com toda uma classe de profissionais. Me senti péssima ao ver uma caricatura tão medíocre da profissão que abraço por 26 anos e mais os 5 anos de Faculdade, tem 31 anos que luto com amor para ver essa profissão crescer e ser respeitada, lutamos todos nós Odontólogos para ver a prática ilegal de nossa profissão ser punida, lutamos por melhores condições de trabalho em postos de saúde, lutamos contra preços exorbitantes dos materiais que usamos no dia a dia, agora temos mais uma luta contra aqueles que estão denegrindo a imagem, em rede nacional, da nossa profissão. Me senti como um nada ao ver uma sala de uma casa ser transformada em um consultório, o entra e sai de gente, a falta de respeito para com um suposto paciente, isso é o que mais prezamos, um ato cirúrgico, no caso uma exodontia ou extração dental, ser transformada em algo vil, sem higiene, com uma brutalidade que não temos, e ainda o que mais pedimos ao paciente para não fazer, ser divulgado de forma errônea e assustadora , e agora quantas hemorragias teremos que controlar após a Dra TV GLOBO mandar o paciente fazer BOCHECHOS após uma Exodontia. Realmente estou mal depois deste ato impensado, desta caricatura, desta cena que vai nos dar muito mais trabalho para tentar desfazer este mal causado em poucos minutos numa caricatura grosseira de uma profissão que é digna e que merece ser respeitada e não achincalhada em rede nacional. Estou cansada do desrespeito, mas não desisto de lutar não me calarei, não vou compactuar com algo errado, quero é respeito à profissão que eu abracei toda a minha vida. Minha luta continua, então vamos aos cuidados após se fazer uma EXODONTIA ou EXTRAÇÃO DENTAL.

Cuidados após extração de um dente
Muitas das queixas dos pacientes e motivos de reclamação com dentistas é após extrações de dentes. Quer seja por dor quando da extração, quer seja no pós-operatório e ai já entram mais fatores em conta. Há certos cuidados que se deve ter em conta e devem ser cumpridos à risca para evitar problemas e complicações e pasmem-me...A maioria dos pacientes não os cumpre.

1- Manter a compressa no local da extração no mínimo 30 a 40min. É bastante comum assim que o paciente sai do consultório remover logo a compressa e jogar fora rapidinho .
2- Não chupar o sangue e não fazer bochechos nas primeiras 24horas, pois fazendo bochecho vai remover o coagulo em formação, e é este coagulo que faz parar o sangramento e portanto a hemorragia.
3- Não fumar ( pois este ato envolve sucção, provocando aumento do sangramento) .
4- Colocar compressa de gelo durante as primeiras 24h --15min de gelo com 10min de intervalo no minimo.
5- Após a cirurgia (exodontia ou extração é uma cirurgia ) não fazer esforços fisicos ou abaixar muito a cabeça para ajudar na coagulação.
6- No dia da cirurgia e no seguinte, dormir com um travesseiro alto, mantendo a cabeça acima do nivel do corpo.
7- Comer alimentos liquidos frios ou gelados nas primeiras horas, se possivel um dia inteiro. (Ajuda a reduzir o inchaço e ajuda na cicatrização).
8- Tomar os medicamentos prescritos corretamente .
9- Manter uma boa higiene oral da área nos dias seguintes à extração.

Desejo que este alerta seja divulgado para tentar diminuir os riscos pós-operatórios de pacientes submetidos a este ato cirúrgico que é a extração de um dente, e que é vista como algo sem importância mas que envolve osso, tecido mole, artérias, veias e nervos. Cuidado:não brinque com seu organismo, seu corpo merece ser respeitado.

Eliana Mara Reis

Um comentário:

Anônimo disse...

Dra. Eliana, real/ é uma falta de respeito com os prfissionais, tanto na sua área como na minha e de outros profissionais. Isso é típico da Rede Globo. O Coren precisou intervir mais de uma vez pela falta de respeito com as enfermeiras. Colocou umas dançarinas de can-can com um uniforme curtíssimo, coxas de fora, peitão idem e uma touca em cima de uma imensa cabeleira loura.... que é isso??? e ainda precisei ouvir brincadeiras dos médicos que eu estava "fora dos padrões"!!!?? Tudo por falta de respeito do que exiben e ainda há quem goste!!!!.....~Cordiais saudações