quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

A MelhorIdade

Quando a líder da terceira idade pediu que eu desse um testemunho contando sobre a minha entrada na chamada melhor idade pensei...Nossa!!! O que vou falar? Não tenho nada bombástico ou milagre que possa contar e impactar as pessoas, cheguei até a comentar com minha filha e brincando ela disse:  _"procura no face" rsrs, então, enquanto pensava, percebi que minha vida toda tem sido milagre, tenho sido tratada com muito amor e carinho pela família e conhecidos, recebo os cuidados de Deus a cada dia, a cada hora, cada minuto que passa e mesmo antes de eu nascer o Senhor já tinha preparado tudo para que eu conhecesse sua palavra e o servisse. 
Não lembro de ter tido muita dificuldade ou alguma revolta na adolescência ou nas diversas fases da minha vida e agora nessa fase de melhor idade também não é diferente.

Não sou perfeita, nem imune ao sofrimento, mas se não passarmos por aflições não teremos oportunidade de sermos abençoados por Deus.

Muitas vezes abria a bíblia orando e chorando e o Senhor falava comigo, as palavras saltavam aos meus olhos., tenho promessas  grifadas na minha bíblia esperando seu cumprimento, outras já se cumpriram.

Algum conhecido pode dizer:  _"mas, faz bem pouco tempo que você perdeu seu filho"... e eu posso responder...." _"eu não perdi meu filho, sei que ele está com o Senhor, livre desse mundo e seus sofrimentos"

É claro que ninguém quer sofrer e muito menos ficar "velho", infelizmente quando nascemos já começamos a envelhecer, não temos como escapar, podemos cuidar da saúde ou da aparência para disfarçar um pouco a idade mas com bom senso e moderação para não cair no ridículo.

Hoje em dia, no mundo pra algumas pessoas, envelhecer é viver nostálgica com o passado, amargurada com o presente e desiludida quanto ao futuro, mas como servos de Deus, temos obrigação  de pensar diferente,  podemos viver alegres, cheias da graça do Senhor.
Provérbios 31.30 diz que: "enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor essa sim será louvada.

Essa é a idade que mais podemos nos sentir amadas e amparadas. O apostolo Paulo disse a Timóteo para tratar as mulheres idosas como a mães.

Não precisamos pensar que tudo acabou, que não podemos fazer mais nada. Ana, viúva com 84 anos servia no templo louvando e buscando ao Senhor e assim teve a oportunidade de ver Jesus bebê.
Sara com quase 100 anos recebeu o milagre de ser mãe. Mês passado quando fiz meus exames de rotina a ginecologista disse que meu útero já está bem diminuído, já cumpriu sua missão, estou com 64 anos, imagine Sara com quase 100 anos e mesmo assim Deus cumpriu a promessa que tinha feito a Abraão seu esposo, e lhe deu Isaque, para Ele não tem barreiras.

A nossa mente acha que somos sempre jovens, pena que o corpo não acompanha. Achamos que conseguimos fazer as coisas no mesmo ritmo que antes, mas não dá, podemos fazer mais devagar mas ainda podemos, não precisamos entrar em depressão, ainda podemos ser úteis para Deus, para nossos familiares, para nosso próximo. Isso vai nos alegrar e dar mais sentido a vida.

Calebe com 85 anos disse: "ainda estou tão forte como no dia que Moisés me enviou, tenho tanto vigor para ir a guerra como naquela época com 40 anos.

João foi exilado na Ilha de Patmos com mais de 90 anos e ao invés de ficar depressivo se deixou usar por Deus e quando lemos Apocalipse podemos ver um pouco do que Deus mostrou para ele. Se ele fosse inútil por ser velho Deus teria revelado tudo pra algum jovem.

O Senhor  tem  muito pra  nos  ensinar  ou  mostrar,  Ele quer nos usar, nos fazer bençãos, só precisamos nos dispor.

Vou terminar citando Tito cap. 02 versos 3 a 5:  são conselhos úteis a todas nós,  diz assim: "As mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias no seu viver, como convém a santas, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras no bem, para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos, a serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seu marido, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada.



2 comentários:

Unknown disse...

Querida maninha Rute....que texto inspirado!!!Muito bom mesmo!!! Perfeito para nossa melhor idade.
Deus continue lhe abençoando. Bjs

Rute P. Machado disse...

Obrigada querida, Deus te abençoe também; Bjs