quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

VOZ DE MUITAS ÁGUAS - (Última Parte)

www.orvalho.com
Por Luciano Subirá


O QUE É ESTAR PRÓXIMO

O que é, então, estar próximo? É não apenas ler e conhecer as Escrituras, mas permitir que o Espírito Santo trabalhe em nós com a Palavra. Por exemplo, eu posso ser um profundo conhecedor (e até ensinador) da fé bíblica; dizer às pessoas: as Escrituras dizem isto, isto e aquilo... mas na minha vida cristã, na hora em que eu precisar exercitar minha própria fé, ser vencido pela voz da dúvida. Já um cristão novo convertido, que não tenha nenhuma bagagem tão profunda de Bíblia e nem saiba explicar a fé, pode ler uma porção da Palavra, uma promessa, e permitir que o Espírito Santo trabalhe em seu íntimo revelando a Palavra, o que fará com que ela se torne “voz como de muitas águas” em sua vida. Terá então provado o poder da Palavra do Senhor abafando a voz da incredulidade e dando-lhe vitória no combate da fé.

Não estou dizendo que não há valor em estudar e conhecer as Escrituras; você deve dedicar-se a isto o MÁXIMO que puder (2Tm. 2.5). Quem dera que cada crente lutasse contra a ignorância em busca de mais e mais da Palavra de Deus. Seria uma verdadeira revolução! Mas o que quero dizer é que apenas isto não basta e nem tampouco determina o sucesso de nossa vida cristã. Precisamos conhecer E NOS MANTER PRÓXIMOS da Palavra; não podemos nos distanciar.

Distanciar-se não é deixar de saber, mas sim deixar de ser sensível, viver e experimentar aquilo que conhecemos. Trata-se de perder a consciência espiritual daquela verdade e, conseqüentemente, impedir que o Espírito Santo prossiga trabalhando naquela área de nossas vidas.

Nestes dias o Pai Celeste está nos convocando para que nos aproximemos novamente das águas e permitamos que elas abafem as outras vozes e ruídos em nossas vidas.

DIFERENTES TIPOS DE VOZES


Ao escrever aos coríntios, Paulo mostrou nos capítulos 12 e 14 de sua primeira epístola, que Deus é um Deus que fala. Diz que já não mais servimos aos ídolos mudos (1Co. 12.2), mas ao Deus vivo que fala com cada um de nós; e então cita os dons do Espírito como um dos diferentes meios pelos quais Deus fala. Mas ao mostrar que podemos ouvir a voz do Senhor, ele também deixou claro que podemos ouvir outros tipos de vozes:
 
“Há, por exemplo, muitas espécies de vozes no mundo, e nenhuma delas é sem significado”. - 1Coríntios 14.10
 
Lemos que não somente há línguas diferentes, mas VOZES diferentes. Ouvimos muitas espécies de vozes em nossa vida espiritual; o diabo, o mundo e a carne, nossos cruéis inimigos, tentarão de todas as formas abafar a voz de Deus em nós para que lhes demos ouvidos. Mas, por outro lado, se deixarmos a Palavra de Deus se manifestar com “voz como de muitas águas”, então as demais vozes é que serão encobertas e a Palavra do Senhor prevalecerá.

Há muitos tipos de vozes no mundo. Às vezes sentimo-nos pressionados a dar ouvidos a uma voz que não se harmoniza com a de Deus. Reconhecemos que a voz do Senhor diz o oposto, sabemos que estamos errando, mas ainda assim, ficamos de tal maneira presos que acabamos por seguir na direção errada. E depois nos frustramos, condenamos e lamentamos.

Questionamos: Por que não ouvimos a Palavra de Deus? Como é possível saber o que o Senhor diz, e ainda fazer o contrário?

A razão é que estamos distantes da Palavra de Deus naquela área; esta é a única e grande verdade do porquê isto ocorre! Se nos aproximarmos do que Deus diz, recebendo a vida e a revelação do Espírito Santo naquela área, então as outras vozes serão encobertas. Se nos afastarmos da Palavra (e não me refiro ao Livro em si, mas à Palavra VIVA), então as demais vozes é que se sobressairão. Que voz tem prevalecido em tua vida?

Sugerimos abaixo algumas destas muitas espécies de vozes que costumamos ouvir. Para cada uma delas o princípio de vitória é o mesmo: VOLTAR À PALAVRA. Não apenas ler, mas meditar e deixar que o Espírito da Verdade opere no íntimo, avivando a consciência espiritual...

A voz da tentação
A voz da maioria
A voz da dúvida
A voz da ganância
A voz dos mexericos
A voz do desânimo
A voz do preconceito
A voz do medo
A voz do comodismo

Que Deus o abençoe, e que sua voz fale mais alto em sua vida!


6 comentários:

Classe Luz do Mundo disse...

Muito linda essa reflexão! Tenho dito isso frequentemente às pessoas, aos alunos! A dificuldade que temos em ouvir a voz de Deus!
É necessário sensibilidade e para isso precisamos correr para a preciosa palavra de Deus!
Abraço a todos!
Paz do Senhor!

Unknown disse...

MUITO BOM, ADOREI REALMENTE PRECISAMOS DESSE ALERTA POIS O SER HUMANO TEM UMA GRANDE TENDENCIA A DAR OUVIDOS A QUALQUER TIPO DE "VOZ", ACHANDO QUE TODAS SÃO PARA O BEM, E MUITAS NÃO SÃO.
DEVEMOS OUVIR A VOZ DO NOSSO SUMO PASTOR "JESUS CRISTO, A PALAVRA AINDA DIZ QUE AS OVELHAS CONHECEM A VOZ DO SEU PASTOR.
UM GRANDE ABRAÇO
BIGA.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Maravilhosa Arte disse...

Oi amiga?!
Vim conhecer seu Blog, pois vi o endereço lá no orkut! Já puder perceber que aborda assuntos bem interessantes! Ainda não li, pois já é tarde e estou abrindo a boca de tanto sono! Mas, prometo voltar amanhã e ler seus textos, ok?! Olha tbm convido vc à conhecer o meu Blog Harmonia&Arte (http://vivianide.zip.net) e ofereço meu award, que vc verá assim que entrar, é só cópiar o código e colar aqui tá legal?! Bjs, minha linda e fica com Deus!!!

ADELIA BRUNELLI disse...

Estava visitanto seu blog, e gostaria de saber se vc já conhece o FaceCristão????? www.facecristao.com.br
É uma ferramenta para divulgarmos os trabalhos das nossas igrejas e evangelizar o mundo.
Deus te abençoe e te guarde.

Escola Municipal Marechal Rondon disse...

Obrigada pela preciosa visita e por estar seguindo nosso Blog!
Também gostei muito do seu blog, principalmente da atual postagem, pois é bem verdade!
Atualmente...
a maioria das pessoas estão se deixando levar por essas vozes e se afastando cada vez vez da voz de Deus!!!
Parabéns pela postagem, pois é uma
excelente reflexão!!!
Abraço super carinhoso!